Guia Definitivo de Piranguinho

Guia Definitivo de Piranguinho
Fonte: Portal Conheça Minas

Piranguinho, localizada no sul de Minas Gerais, oferece diversas opções de turismo rural que proporcionam uma imersão na cultura e nas tradições locais. Esta é uma lista montada a partir de experiências como moradora da cidade, onde procuro ser mais franca possível.

Caso seu estabelecimento não esteja na lista, mande um email para [email protected] com descrição e fotos.

Festa do Pé de Moleque

A "Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo" é um evento anual realizado em Piranguinho, no sul de Minas Gerais, que celebra a tradição local de produção do pé de moleque, doce à base de amendoim e rapadura. A cidade é reconhecida como a capital desse doce, e a festa destaca-se pela confecção de um pé de moleque gigante, cujo tamanho aumenta a cada edição.

A história começou com a Barraca Vermelha, que foi instalada em 1963 por Alcéia Cunha Torino, filha de Dona Matilde, que vendia o doce em tabuleiros na estação de trem de Piranguinho. A Barraca Vermelha inspirou a instalação de outras barracas de produção de pé de moleque em Piranguinho, como a Azul, Laranja, Verde, Amarela, Prata, Marrom, Roxa e Branca. E, mesmo sendo o doce somente amendoim e rapadura, cada barraca possui sua particularidade na confecção do doce, podendo ter grandes diferenças no sabor.

Em 2023, durante a 16ª edição da festa, o doce alcançou 28 metros de comprimento, superando o recorde anterior de 27 metros estabelecido em 2022. A preparação do doce é um momento central do evento, reunindo produtores locais que, após a confecção, distribuem o pé de moleque gratuitamente aos presentes.

Produtores do pé de moleque, juntos para fazer o maior pé de moleque do mundo. Fonte: G1
O poeta Carlos Drummond de Andrade definiu o pé de moleque de Piranguinho como uma "joia rara" em uma carta que escreveu para Alcéa, a criadora da Barraca Vermelha, em meados de 1953.

Barraca Vermelha: Nas margens da BR-459, fica na entrada da cidade, no sentido de quem vem de Itajubá, mantendo a fabricação do doce de forma artesanal Para mais informações, acesse o Instagram:

Barraca Azul: Também fica às margens da rodovia BR-459, na altura do bairro Pedroso e funciona desde 1960 produzindo doces de forma artesanal, mais info no Instagram:

Barraca Laranja: Situada às margens da BR-459 desde 1973, a barraca é conhecida pelo delicioso sorvete de pé de moleque, mantendo toda fabricação artesanal, mais info no Instagram.

Barraca Verde: Desde 1970, a Barraca fica em frente à entrada da cidade, em frente à rotatória, mantendo a fabricação artesanal do pé de moleque, veja no Instagram

Barraca Amarela: Desde 1974, a Barraca Amarela expandiu-se para fabricção industrial, mas mantendo a qualidade artesanal. Está disponível no Distrito de Santa Bárbara e também em Itajubá, veja no instagram.

Barraca Prata e Barraca Marrom: Situada na entrada de Piranguinho, as Barracas Prata e Barraca Marrom ficam próximo à rotatória da cidade.

Barraca Branca: Desde 1985, a barraca Branca é favorita da autora pelo baixo teor de açúcar em relação as demais - A Barraca Branca fica em frente do Bar do Ricardo, na Avenida JK 423.

Barraca Roxa: Situada na às margens da BR-459, além de pé de moleque, é o único lugar que vende água de côco. acesse a localização no mapa aqui.

Gastronomia

Bar do Ricardo

Conhecido pela coxinha de frango com massa de batata, dizem que sua fama te a ver com uso de frango caipira na receita. É comum formar filas no bar para compra da coxinha. Abre às 7:00, dá pra tomar café com coxinha. Fica localizado na Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 326

Império da Empada de Piranguinho

É o local preferido da autora deste post, as empadas são bem servidas e sempre fresquinhas, em especial as empadas de camarão, de peito de peru e frango com bacon são as empadas que acabam primeiro. Conta com um café bem gostoso e tem boas opções de azeites, pimentas e cafés da região da mantiqueira. Abre às 8:00 da manhã para o café e fecha às 18:00 horas. Fica localizado na Av. Juscelino Kubitscheck, 381

Pesqueiro e Restaurante Coroné

Localizado no bairro Grotão, que faz divisa com Itajubá e Brasópolis, bem afastado da cidade com bastante área verde, contando com piscina, lago de pesca esportiva, pesque e pague, restaurante e área de recreação para crianças. Funciona sábado e domingo das 10:00 às 18:00 horas, onde domingo tem self-service à vontade com comida mineira. Pet Friendly. Veja no mapa como chegar

Restaurante do Pesqueiro Coroné
Lago e Área de Recreação

Restaurante Duas Garças

Localizado no bairro Capote à margem da BR-459, tem opções de café da manhã e restaurante de comida mineira com self-service à vontade. O café da manhã é servido à partir das 6:00 da manhã e o almoço a partir das 10:30 da manhã. veja no mapa como chegar. Aos Domingos é servido leitoa assada.

Costelaria Mei Da Roça

A queridinha Costela bovina defumada e assada por 10hs, processo todo artesanal, uma explosão de sabor, acompanha arroz, mandioca frita ou cozida, vinagrete e farofa. Fonte: Instagram

Localizado no bairro Serrinha em Piranguinho, oferece boa gastronomia com muita qualidade. Os valores dos pratos variam entre R$ 80 a R$ 150 reais. O Restaurante funciona em um sítio com ótima estrutura para eventos, contando com áreas verdes e parquinho para crianças. O local é pet friendly, então é possível levar seu cão sem problemas. O Restaurante é bem grande e aceita reservas, mas fique esperto que lota muito rápido. No Instagram (link aqui) é possível acessar o WhatsApp para reservas. Eu costumo chegar pelas 11:30, quando tem poucos clientes. Acesse a localização

Torresmo de rolo defumado com lenha frutíferas por 3hs, servidos picado ou inteiro, uma delícia crocante, muito saborosa. Fonte: Instagram

Sweet Paprika Burguers

Amburgueria artesanal Delivery, mas tem opção de comer no local e conta com variedades no cardápio com temas de sanduíches de diversos países em que a Chef Camila Abdalla visitou. Funciona de quinta a domingo, à partir as 18:30 às 23:00 horas na Rua Olavo Pereira de Castro, 80, Centro. Acesse o menu pelo link aqui.

Ordi bacon: Pão Brioche, smash burger, queijo prato, farofa de bacon e maionese de mostarda e mel

Fonte dos dados: G1, Prefeitura Municipal de Piranguinho e redes sociais.

Turismo rural

Texto em produção, em breve estará no guia

Produtores Locais

Texto em produção, logo estará disponivel no guia